Liberdade de Imprensa

 O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.


A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.


Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu e se chama censura. 


A Censura é o contrário da Liberdade de Imprensa, e é comum nos regimes ditatoriais não democráticos. Mas a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer, de variadas maneiras.


Voltando em um passado remoto a história  nos informa de quando Dom João criou à época,"a imprensa régia" o papel era de censurar tudo o que fosse contra o império. No Estado Novo com Getúlio Vargas, também houve censura aos artigos e textos contra o governo.


Quem já não leu a respeito do AI5 onde na época os jornais e revistas eram apreendidos ? Na musica os compositores tinham que se submeter a censura, no cinema os filmes eram transmitidos com tarjas.


O passado do Brasil em matéria de liberdade de expressão teve muitos períodos criticos em nome da segurança nacional.


Na constituição de 1988 esse tema aparece em varios textos, em seus artigos e paragrafos, dada a relevância do assunto.


A imprensa e a liberdade de expressão não podem sucumbir, porque ela é um direito do cidadão e, é indispensável para a manutenção da cultura, e da memória da literatura.


Vivemos um momento de ódio e ataques as instituições, onde a ética jornalistica em alguns canais no universo da comunicação estão excessivamente desleais.


Temos visto ameaças a liberdade de expressão  e os inimigos hoje são outros, campanhas de desinformacao, conspiratórias, noticias fraudulentas, o que chamamos de fake news, e o que constituem prejuizo à lei da liberdade de imprensa. 


Portanto devemos zelar por esta liberdade que fora conquistada a um alto custo."Na vida não se faz diferenca com o que se diz, mas como se diz"

Comentários